domingo, 4 de setembro de 2011


Veja dicas para escolher o chapéu que combina com seu estilo

Além de proteger, acessório é garantia de destaque em qualquer produção.

Por Minha Vida
"Entrar em um ambiente usando chapéu é como entrar em uma sala com óculos escuros - atrairá e desviará a atenção ao mesmo tempo. Se não o usar com confiança, todo o toque de classe se perderá", afirma Nina Garcia, editora de moda da revista Marie Claire americana.

Para se proteger e esconder os cabelos da exposição excessiva, o chapéu de sol é uma peça essencial no guarda-roupa feminino. Os modelos de praia e piscina possuem abas mais grossa, e são confeccionados em palha ou fibras naturais brutas. Mas existem versões clássicas herdadas do traje masculino que acrescentam atitude a qualquer mulher. Entre eles está o fedora (usado pelo Indiana Jones, feito de feltro, comprimido dos dois lados da copa e que pode aparecer com texturas ou estampado) e o trilby. Esse último tem o desenho parecido ao anterior, mas possui uma aba mais estreita e, por isso, transita bem à noite.
O chapéu panamá é outro ícone de moda. "É leve como uma pena e tem a vantagem de não perder a forma mesmo se o enrolar, o que o torna perfeito para viagens", explica Nina. Quanto menor e mais arredondada a copa, mais feminino é o panamá, que pode ser aliado a vestidos e saias. Os de copa quadrada e alta criam um visual mais masculino, ideal para vestir com calça e blazer.

Boinas também, por incrível que pareça, são clássicos atemporais. As com abas, que lembram bonezinhos em veludo ou lã, ficam femininas com os cabelos soltos ou totalmente presos e escondidos. As boinas esquentam e combinam com ambientes abertos, podendo ser usadas de dia ou à noite. Apenas evite-as em ocasiões formais. 
Dicas para escolher o modelo certo:
- Antes de adquirir um chapéu, tenha em mãos um espelho, de preferência de corpo inteiro, para ver se o acessório valoriza seu tipo físico ou lhe esconde;
- Procure ver se as abas não ultrapassam a linha dos seus ombros. Se sua testa for grande, qualquer tipo de chapéu lhe favorece, porém se sua testa for pequena, dê preferência aos modelos de copa alta;
- Para quem tem o rosto longo, os chapéus de copa média ou baixa são os mais indicados. Assim você não corre o risco de o acessório alongar ainda mais o seu rosto;
- Rosto oval ou arredondado fica bem com modelos de copa e aba proporcionais. Já quem tem o rosto mais quadrado pode optar pelos de copa alta e abas largas.